Home
Granitos
Mármores
Obras realizadas
Contato
Localização
Dicas essenciais
   
 


:: Granito - Alguns cuidados a serem tomados:

LIMPEZA DO GRANITO
1 - As bancadas saem da produção com uma camada de cera que serve para proteger as mesmas de possíveis arranhões no transporte e abrasividade de produtos no assentamento. Para limpá-las, basta passar uma palha de aço seca (de preferência "Bombril"), fazendo movimentos circulares e, depois, passar uma flanela seca para dar o lustre final;

2 - As cubas de aço polido devem ser limpas somente com pano úmido e sabão neutro. Não devem ser usados álcool, amoníaco, brassos e esponjas de aço, pois poderão danificar a peça;

TRANSPORTE DO GRANITO
3 - O material deve ser transportado de forma que esteja bem acondicionado, evitando que o mesmo se quebre ou se perca;

ARMAZENAGEM DO GRANITO
4 - Ao ser armazenado, o material deverá ser colocado em cima de sarrafos, nunca direto no chão;

5 - Nunca armazene estes materiais em locais úmidos, próximos a produtos químicos ou outras substâncias;

6 - Mantenha os materiais estocados fora do alcance de crianças;

7 - Não permita que o material estocado sirva de apoio para outros objetos;

COLOCAÇÃO DO GRANITO
8 - Para que não haja problemas com o material depois de assentado - como bordas molhadas, mudanças de tonalidade e cor (principalmente os de cor clara) - antes da colocação ele deverá ser impermeabilizado no lado bruto, com produtos tipo SIKA TOP 107 ou similar, obedecendo a orientação do fabricante;

9 - Ao fazer o contra piso para aplicar o granito e o mármore, verifique se a área a ser aplicada está próxima ao solo. Se estiver, faça a impermeabilização com manta ou produtos contra umidade, pois, caso não seja impermeabilizado, o material - granito/mármore - aplicado ficará umedecido sem que aja solução posterior do mesmo.

10 - O piso depois de assentado só deverá ser rejuntado e posteriormente lavado, após estar totalmente seco, caso contrário, permanecerá úmido.

11 - Não rejunte o piso molhado e não aplique produtos que contenham cera, óleo, ou químicos;

12 - Mármores e Granitos devem ser assentados com junta "seca", pois sua dilatação é muito pequena;

PROTEÇÃO DURANTE A OBRA:
13 - Após o rejuntamento deverá ser feita uma proteção da área polida com saco de aniagem e gesso.

14 - A área polida nunca deverá ser exposta ao tráfego quando esta se encontrar com areia ou outros materiais abrasivos porque danificam o polimento.

15 - A limpeza final nunca deverá ser feita com água em abundancia, pois esta penetra na argamassa e no material, provocando o escurecimento em sua tonalidade, demorando meses para voltar à cor natural.

MANUTENÇÃO DO GRANITO
16 - A limpeza e conservação de qualquer granito ou mármore deverá ser feita exclusivamente com pano umedecido e com sabão neutro, nunca use qualquer produto químico ou cera, pois estes acumulam areia que, agindo como abrasivos, provocam desgastes no polimento.

17 - Nunca limpe a superfície polida com qualquer material que deixe vestígio de ferro (palha de aço), pois estes provocam oxidação no material.

PECULIARIDADES E VARIAÇÕES DA NATUREZA
18 - Mármores e Granitos, por natureza, estão sujeitos a variações de cores e tonalidades, desenhos e veios, não podendo ser devolvidos por este motivo;

19 - Os Granitos têm índices de dureza maior que os Mármores;

17 - Os Mármores, por sua vez, têm índice de impermeabilização maior que os Granitos;